segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Apateísmo FONTE Wikipédia

Apateísmo é uma contração das palavras apatia e teísmo/ateísmo, também conhecido como ateísmo apático ou ateísmo pragmático, e caracteriza-se pela total apatia ou indiferença em relação à existência de deus(es). Por não caracterizar uma opinião religiosa, mas uma abstenção do debate religioso e da preocupação religiosa, o termo pode ser aplicado tanto a um teísta quanto a um ateísta. Em outras palavras, um apateísta é alguém que não considera a questão da existência nem inexistência de deuses nem significativa nem relevante para a sua vida.

O apateísta normalmente considera que milhares de anos de debates não têm provado a existência ou inexistência de um ou mais deuses. Assim ele conclui que, ainda que exista algum tipo de divindade, ela não se parece manifestar no destino dos seres humanos, o que torna o assunto desinteressante.

História

Ao longo da tradição teísta, o apateísmo foi associado à insuficiência moral, à ignorância deliberada e à impiedade. Para as religiões, comportar-se de modo indiferente à alegada existência de Deus equivaleria a um abandono do dever moral, em favor de uma vida hedonista. De acordo com o filósofo francês católico Étienne Borne, "o ateísmo prático não é a negação da existência de Deus, mas a ação totalmente desvinculada Dele; é um mal moral, que se constitui não na invalidação das leis morais, mas na completa rebelião a elas.

Na História recente (2000 em diante), o ateísmo pragmático tem sido visto sob uma luz mais positiva. O jornalista Jonathan Rauch acredita que "o apateísmo pode ser comemorado como nada menos que um grande avanço civilizacional. A religião, como os incontáveis ​​atos de violência em nome de Deus tem ressaltado, continua a ser a mais polêmica e volátil das forças sociais (...) o apateísmo, portanto, não deve ser assumido como a representação de um decúbito preguiçoso... É exatamente o oposto: ele é o produto de um esforço cultural para domar a mentalidade religiosa e muitas vezes um esforço pessoal igualmente determinado para dominar as paixões espirituais. Não é um lapso. É uma conquista.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Apate%C3%ADsmo